segunda-feira, dezembro 19, 2005

Mundo estranho

"A partir de Janeiro
Hospital suíço autoriza suicídio assistido"
19.12.2005 - 11h10
Público

"Pela primeira vez na Suíça, um hospital vai autorizar, a partir de Janeiro, uma organização de ajuda ao suicídio a assistir um doente terminal dentro das instalações da unidade, informou anteontem o presidente do hospital universitário do cantão de Vaud, em Lausanne.

O doente poderá autorizar a intervenção da associação Exit ou de outro médico da escolha do paciente, quando o doente que queira morrer não possa ser transportado para sua casa. O pessoal prestador de cuidados médicos, seja clínico ou enfermeiro, será livre de acompanhar ou não o suicídio. A ingestão de um cocktail provocando a morte será feita pelo paciente.
O hospital de Lausanne enviava os doentes que quisessem morrer para casa, onde podiam recorrer a organizações que ajudam no suicídio assistido, mas para isso precisavam de conseguir sair da unidade de saúde pelos seus próprios meios. A unidade hospitalar torna-se assim na primeira a permitir o acesso destas organizações ao interior do hospital.
O suicídio no hospital só será permitido sob regras muito estritas, que prevêem que o doente esteja em estado terminal, que seja capaz de tomar decisões e que mantenha a sua sanidade mental. Ao mesmo tempo, têm que lhe ter sido propostos cuidados paliativos. Ajudar ao suicídio é legal na Suíça, mas a eutanásia - por exemplo, quando um médico dá uma injecção letal a um doente que o pediu - não é."