quarta-feira, dezembro 28, 2005

"Memories..."

"Actualização - seis jovens salvos por helicóptero
Escuteiros que se perderam na Serra da Estrela já foram resgatados"
Público 28.12.2005 - 16h10 Lusa

«Um helicóptero da Protecção Civil resgatou às 13h30 de hoje o grupo de seis escuteiros que desde a tarde de ontem estava perdido na Serra da Estrela.

Os cinco rapazes e a rapariga do grupo "Pioneiros 61", dos escuteiros do Estoril, estão todos em perfeitas condições de saúde. Os jovens foram resgatados no sítio do Piornal, entre a Torre e o vale do Rossim.
Segundo informação das autoridades locais, estiveram envolvidos nas operações de busca mais de 60 bombeiros de diversas corporações da Serra da Estrela e militares da GNR, nomeadamente o grupo de montanha da Covilhã.
"Fizemos equipas que se espalharam pela Serra da Estrela durante a noite e madrugada", explicou Hélder Almeida, comandante distrital da GNR de Castelo Branco.
O mesmo responsável destacou a colaboração do Centro de Limpeza de Neve da Serra da Estrela, que, para que as buscas se pudessem realizar, abriu a estrada Nave-Piornes-Sabugueiro, que estava fechada ao trânsito devido ao nevoeiro e queda de neve.
O grupo saiu ontem de Manteigas pelas 10h35, no âmbito de uma actividade de cinco dias na Serra da Estrela, num dia caracterizado por intenso nevoeiro e queda de neve.
"Começámos a sentir-nos perdidos ao fim da tarde, quando a neve e o nevoeiro cobriram por completo o trilho", disse André Vieira, de 17 anos, um dos escuteiros.
Os jovens não tinham no local onde se encontravam rede de telemóvel ou qualquer ponto de referência, pelo que optaram por procurar abrigo. Como estava a anoitecer, "tratamos de arranjar abrigo, debaixo de uma rocha", explicou André Vieira.
Hoje, ao amanhecer, sem neve, mas com nevoeiro intenso, o grupo procurou obter rede de telemóvel num pico das proximidades, de onde conseguiu finalmente comunicar com o acampamento, dando assim a sua localização e permitindo reorientar as buscas. Os elementos do grupo têm entre 14 e 17 anos e vão prosseguir as actividades programadas na Serra da Estrela.»