quinta-feira, dezembro 22, 2005

Ninguém disse o contrário Saddam, mas a questão agora é outra.

«Antigo ditador acusa Washington de mentir acerca das "torturas" que diz ter sido alvo
Saddam Hussein: "a Casa Branca é a maior mentirosa do mundo"»
Público - 22.12.2005 - 13h37

«Saddam Hussein acusou hoje Washington de “mentir” acerca das alegadas torturas que diz ter sido alvo por parte das forças americanas no Iraque. “Na Casa Branca só há mentirosos. A Casa Branca é a maior mentirosa do mundo”, acusou o antigo ditador iraquiano que compareceu hoje em tribunal para a sétima sessão do seu julgamento em conjunto com sete dos seus mais directos colaboradores.

A sessão começou com uma viva troca de palavras entre o meio-irmão de Saddam, Barzan al-Tikriti, e o procurador, Jaafar al-Mussaui.
Na sessão de ontem, Saddam surpreendeu os juízes acusando as forças americanas de o terem “torturado” e de lhe terem “batido” enquanto esteve preso garantindo que ainda tem as marcas no corpo. Hoje regressou ao assunto para responder à Casa Branca que ontem desmentiu esta acusação. “A Casa Branca é a maior mentirosa do mundo”, atirou. “Eles mentiram quando disseram que o Iraque tinha armas químicas. E mentem também quando dizem que eu nunca fui espancado”.
Barzan al-Tikriti também disse ter sido vítima de maus tratos. “Eles colocaram-me questões e quando eu lhes dizia que não sabia eles exigiam uma resposta do tipo ‘sim ou não’ e esbofeteavam-me quando estava de mãos atadas”, disse Al-Tikriti sem precisar se os autores destas agressões eram iraquianos ou americanos.
Barzan al-Tikriti acusou ainda o procurador Jaafar al-Mussaui de ser um antigo responsável do partido Baas, de Saddam Hussein.
Uma testemunha, cuja voz foi alterada, testemunhou hoje por detrás de uma cortina verde falando acerca da repressão que foi alvo a localidade xiita de Dujail depois de um ataque à caravana em que seguia Saddam Hussein, em 1982. “A minha avó disse-nos que foi torturada à frente dos seus filhos e filhas que também foram torturados à sua frente”, disse. A defesa contestou esta afirmação perguntando à testemunha se tinha visto com os seus próprios olhos os factos que relatou. “Nós fomos ameaçados e refugiamo-nos em casa”, respondeu.
Outra testemunha revelou ter visto uma criança torturada à frente da sua mãe na prisão de Abu Ghraib e que outras crianças morreram de fome no mesmo local.»