terça-feira, dezembro 20, 2005

Tempo novo... confesso que já tinha saudades!

Santana Lopes aparece no Parlamento
O antigo primeiro-ministro do PSD, Santana Lopes, esteve esta terça-feira no Parlamento para assistir «a um debate importante para o país», sobre as perspectivas financeiras da União Europeia, mas manteve o silêncio sobre presidenciais.
( 16:45 / 20 de Dezembro 05 )
TSF

"À saída das galerias onde assistiu à primeira hora do debate mensal, no Parlamento, quando falaram o primeiro-ministro José Sócrates e o líder da oposição, Marques Mendes, o social-democrata Santana Lopes justificou: «Vim aqui para assistir a um debate importante sobre uma matéria importante para o país».
Sobre o acordo quanto às perspectivas financeiras para os próximos sete anos, o antigo líder do PSD considerou-o «uma boa notícia para Portugal» e agradeceu o reconhecimento feito por José Sócrates pelo trabalho do anterior executivo PSD/CDS, no qual era primeiro-ministro.
«Fica bem ao sr. primeiro-ministro fazer esse reconhecimento público», disse, salientando que também Marques Mendes fez essa ressalva.
Pedro Santana Lopes devolveu o elogio ao executivo socialista, considerando que este «continuou o bom trabalho» nas negociações europeias e trouxe «boas notícias para Portugal».
Santana Lopes, que tem o mandato de deputado suspenso, afirmou que ainda não decidiu se irá regressar ao hemiciclo da Assembleia da República, frisando que não se esgotaram os dez meses que a lei prevêpara esta situação.
«Ainda não tomei uma decisão sobre o regresso ao Parlamento, estou dentro do que a lei me permite», afirmou.
Questionado sobre as eleições presidenciais de 22 de Janeiro, o ex-primeiro-ministro disse ser sua «obrigação» manter o silêncio.
«É o que tenciono fazer, são circunstâncias excepcionais. Por razões óbvias, há um ciclo que deve decorrer em que a minha obrigação deve ser esta: o silêncio», disse.
Apesar de nada dizer sobre as presidenciais, Santana Lopes afirmou que vai ver o debate de hoje, na RTP, entre Cavaco Silva, candidato apoiado pelo PSD e CDS-PP, e Mário Soares, apoiado pelo PS.
Depois de se despedir várias vezes dos jornalistas, mas continuando a responder às suas perguntas, o ex-presidente do PSD deixou um outrosignificado para a sua visita ao Parlamento.
«Vim aqui porque é Natal, desejar a todos boas festas com a minha presença. É um gesto que significa que há um tempo novo que está a começar», afirmou, antes de abandonar a Assembleia da República."